segunda-feira, 7 de maio de 2007

O "Novo" Parque

Mais de 2 anos e cerca de 4 milhões de €uros depois, no dia 5/7 foi (re)inaugurado o Parque de Santa Marta, na Ericeira. Requalificado, de "cara lavada" e modernizado.
Embora o projecto arquitectónico tenha o mérito de respeitar muita da memória colectiva do espaço, existem grandes e pequenas diferenças entre este parque e aquele que foi palco da minha vida (e de muitas outras pessoas) ao longo da infância, adolescência e início da idade adulta.
A antiga gruta, cujo eco e escuridão encerravam mistério e medo para os mais novos, foi aberta ao público, que pode descer até uma bacia de água; o mini-golfe, cujas pistas percorriam uma parte significativa do perímetro do parque, foi remetido a um rectângulo na extrema sul; nos espaços verdes, a relva tomou o lugar de várias árvores e chorões; a gaiola dos pássaros desapareceu, assim como os emblemáticos bebedouros...
O par de courts de ténis mantém-se, agora com piso de relva sintética; o ringue em que tantos miúdos deram as primeiras patinadela entre tombos foi reduzido a metade, e deixou de poder ser utilizado para jogar basket - e o ringue de futsal que com ele confinava desapareceu, pura e simplesmente, o que é grave numa terra onde não existe um só pavilhão acessível à comunidade. Em "compensação", passou a haver um campo indoor de squash, no mesmo edifício onde abriu um ginásio de musculação/cardiofitness.
Outras novidades são o espaço para exposições, o auditório ao ar livre e a pequena galeria comercial; em vez de um, o parque passou a contar com dois restaurantes, um deles muito bem conseguido (o outro nem tanto...) e com uma esplanada excepcional sobre o mar, cuja vista ficou desimpedida da antiga rede que, ao longo dos muros, atrapalhava a vista.
O jardim infantil, que já tinha sido remodelado, também perdeu espaço, ganhando os pais com a nova localização, que lhes permite vigiar as crianças desde o conforto da esplanada.

5 comentários:

AlémTejo100Lei disse...

Como podes verificar fiz um post com o mesmo tema e as mesmas críticas. Bebedouros vi um, perto da zona da antiga gaiola dos pássaros (que me esqueci de referir a falta dela), mais moderno, mas ainda assim consegues tapar a saída de água e fazer um belo esguicho para molhar quem passa, ou está perto. Funciona que eu experimentei!

PS. Falta-lhe a pedra para os mais baixinhos, o meu homónimo tentou beber àgua e não conseguiu sem a ajuda do pai

Claricinha disse...

lol o mítico bebedouro verde à entrada do parque onde tantas vezes brincámos ao molha-molha...

PS. Os pequenitos (pixacomxis e moleskine) tão cada vez mais parecidos...;)

AlémTejo100Lei disse...

eu fiz o dito "molha-molha" ao Mariquinhas no novo bebedouro

Claricinha disse...

Esse novo bebedouro faz ricochete na parte de cima como o antigo?

AlémTejo100Lei disse...

lol, não é apenas uma paralelipipedo "do design" que como já referi os mais pequenos (que eu) não conseguem beber água